Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

domingo, 21 de dezembro de 2014

ESTUDO DA CABALA (2ª semana) Abraham, O Sepher Yetzirah e o os 32 caminhos de Sabedoria




                                                      semana de 20 a 27/12/2014


Abraham, o primeiro judeu cabalista, dedicou sua vida a viver com D-us. Pelo mérito de sua grande devoção e autosacrifício, D-us lhe revelou profundos segredos da criação, permitindo-lhe experimentar o que ele desejava, estar perto de D-us. A primeira obra que fala da cabalá é o livro Sepher Ietziráh, o livro da Criação, e é atribuído ao Patriarca Abraham. Este texto básico da cabalá explica o 32 Caminhos de Sabedoria, todos eles operativos e funcionais no processo da criação. Os 32 caminhos são compostos por 10 sefiroth, ou esferas, mundo, Luzes Divinas que atuam como canais criativos e conscientes da Criação e as 22 letras do Alfabeto Hebraico. Estes são os blocos básicos chamados recipientes, com os quais se formam todas as combinações e as permutações com os quais D-us criou o mundo com palavras. A Cabalá ensina que essas palavras, permutações e combinações de letras hebraicas são os instrumentos com os quais o processo criativo chega ao término. O princípio de compreensão do processo criativo é descrito no Sepher Ietziráh.


 Abraham legou sua sabedoria a seu filho Isaac, que por sua vez passou a seu filho Jacob, que as legou para as 12 Tribos. Este legado foi de sete gerações a partir de Abraham, por seu mérito e de todos os Patriarcas que decidiram ser UM com D-us e por esses méritos eles receberam a Toráh no Monte Sinai.


.

A Toráh que receberam ela tem duas dimensões:
1. O corpo, composto pelas Leis e a vontade de D-us. Estas Leis expressam o desejo de D-us para com se povo, nosso completo e absoluto bem neste e em todos os outros mundos.



2. A cabalá, a dimensão interior ou a Alma da Toráh é compreensão dos segredos da criação. a cabaláh mesma tem múltiplas dimensões, uma dentro da outra. Existem mistérios secretos, mistérios de mistérios, e muitas dimensões da alma dentro da alma. A alma em si mesma possui cinco níveis, um  incluído no outro.




O corpo da Toráh é a manifestação da vontade de D-us para conosco, e a alma da Toráh é como D-us opera na criação. D-us nos brinda com este conhecimento através de um caminho muito profundo e específico, porque decidiu que sejamos parte e sócios Seus, no processo da criação, através e pelo quanto que realizamos a Sua vontade no mundo. Cumprimos sua vontade  quando executamos os mandamentos da Toráh, enquanto que o espírito e a intenção de praticá-los é para transformar-nos em sócios Seus no contínuo processo de criação, com o que trazemos mais Luz para o mundo. Esta Luz é mais elevada que a Luz que conhecemos, inclusive o mesmo ato da criação, é uma Luz transcendente, infinita e acima da criação, e passou a ser parte de nossa consciência ativa com a entrega da Toráh.



Aguarde próxima semana -

QUAL O PROPÓSITO DA CABALA
E COMO PODE AFETAR MINHA VIDA? 

                                                      Fonte: O Estudo da Cabala - Maria Diva Ogeda - SRC



Nenhum comentário:

Postar um comentário