Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

domingo, 24 de abril de 2016

PORTAL DA CABALA Mini-Aula de Torá - PESSACH - Festa da Páscoa Judaica

23/04/2016
  Conexão da Semana: A Travessia

Obs: Ao final deste e-mail colocamos instruções completas para quem desejar fazer ritual de Pessach em casa, começou no dia 22, acompanhando ritual on-line transmitido pelo Portal da Cabala a partir de 19:15 Hs.
                
Essa semana temos uma pausa na leitura da Torá, para celebrar um momento muito especial, deflagrado pela lua cheia de Áries, que aconteceu entre os dias 22 e 23 de Abril. Em termos astrológicos, o momento é exatamente o mesmo em que tivemos na Torá o relato do grande milagre da abertura do mar.

A Cabala explica que não se trata somente de algo que aconteceu ha 3.500 anos, mas de uma possibilidade, que se repete todos os anos, de removermos o poderoso Faraó que habita cada um de nós. É ele que nos mantém escravos de comportamentos circulares e repetitivos. Um ser que habita dentro de nós e que jamais se contenta, precisando se comparar com tudo e com todos.

Nessa semana ganhamos força extra para nos livrarmos dos mecanismos desse Faraó e realizar a travessia para uma nova existência. Mas para isso precisamos caminhar juntos, concentrados em trocar a reclamação pelo agradecimento, a crítica pelo elogio e o orgulho pela humildade.

Shalom!

Atenção: No dia 22 tivemos um ritual online precioso, já no dia 23 a noite, junto com ritual de fim de shabat,  começamos uma jornada de refinamento e desenvolvimento pessoal de 50 dias. As conexões serão postadas dia a dia na página do Portal da Cabala no facebook.

[]s Ian Mecler.




_____________________________________________________
1 - O simbolo principal
Na 6af e Sabado, 22 e 23/04, a noite estivemos celebrando o ritual de Pessach. Um importante movimento de introspecção é desejável.  A pergunta que nos deveríamos fazer é: "Onde está o Egito em minha vida?". Esse é um ponto chave.

2 - Restrição e Limpeza
 .A partir de 6af, dia 22/04, ate o dia 30/04 as 18 Hs, nos abstemos de comer pães e alimentos fermentados (bolos, massas, etc). Comemos matzá neste período.

. Na 6af pela manhã ou a tarde deveríamos acender um incenso e passá-lo por toda a nossa casa, para limpar energeticamente o ambiente.

. Um tzedacá (doação para os necessitados) no valor de 18,00 deve ser feito no cofre de sua casa. 18 é a guematria de Chai, vida. Assim, evocamos o poder da vida neste dia. Depois fale: "Ontem éramos escravos, agora nos tornamos livres".

3 - O ritual para quem vai passar em casa:
É bom que haja Matza e vinho a sua mesa. Procure ritualizar os alimentos e orar em agradecimento à refeição e a possibilidade de se libertar da escravidão.

Em nossa sala on-line teremos um ritual de shabat seguido de ritual de Pessach, a partir de 19:15 Hs. 

Transmitiremos on-line para todos que desejam ritualizar este momento.  Convide seus amigos de caminho, família, etc e acompanhe, ao vivo, este momento tão profundo de nossa tradição.

Para tal, entre pelo botão de "Rituais ao vivo" de nosso site, login: "seu nome", 1a senha: não preenche, 2a senha: "adonai"

Para os que quiserem acompanhar, se possível tenham um prato formado com:

Uma folha de alface, Matzá, uma batata cozida com sal, um ovo cozido (ou um pedaço de canela em pau), um pouco de compota ou geléia de frutas, uma erva forte (maror ou wassabi)  e Vinho Tinto (ou suco de uva), Também duas velas brancas..

Feliz Pessach a todos! (CHAG PESSACH SAMEACH)

[]s Ian Mecler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário