Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

domingo, 8 de abril de 2018

ESTUDO DA CABALA (4ª semana) A União da Sabedoria e da Profecia

semana de 07 a 14/04/2018

A UNIÃO DA SABEDORIA 

E DA PROFECIA

O Valor numérico da palavra "cabalá" em hebraico é 137. Surpreendente, este é um dos números mais importantes hoje em dia na física moderna. Como número puro, sem dimensões, é conhecido como o "inverso da constante da estrutura fina" e expressa uma importante propriedade  do espaço em relação à criação.


137 é o valor da soma de duas palavras muito importantes que se relacionam com a cabala: "sabedoria" = 73, e "profecia" = 64, Chokmáh e Nevuáh. A cabala pode ser entendida então como a união ( o matrimônio) de ambos conceitos.
Historicamente, a cabala deu uma evolução na tradição profética que existiu no judaísmo até a época do segundo Templo (começando no quarto século antes da Era comum). O encontro da sabedoria (a mente, o intelecto) e a profecia (o espírito que permanece) e sua união é o que produz e define a essência da cabala. Assim, a cabala, que representa a união da sabedoria e da profecia na alma coletiva ou universal; sempre que estudamos cabala, que é uma sabedoria interior da Toráh, revelamos esta união.


É importante esclarecer que a cabala não é uma disciplina separada do estudo tradicional na Toráh, é melhor dizendo a Alma interior da Toráh (nishmata deoraita, na linguagem do Zohar).


Porque compreende a ambas, sabedoria e profecia, a cabala como alma interior da Toráh, é apropriada para brindarmos uma visão do futuro perfeito e utópico do mundo que vamos desfrutar quando o Mashíah se revelar. O estudo da Toráh nos proporciona a nível individual e coletivo a consciência e a fortaleza de caráter necessária para imaginar este futuro e trabalhar em prol dele durante as horas de escuridão mais colossais.


O SEPHER IETZIRÁH
O texto que revela a primeira etapa que corresponde ao nível vital da alma é o Livro da Formação, o Sepher Ietziráh. De acordo com a tradição judaica, a sabedoria neste texto é atribuída ao primeiro patriarca judeu, Abraham. Como referência ao seu tamanho, é um texto relativamente curto e a maioria de seu conteúdo aparece como frases enigmáticas, deixando claro por sua linguagem que tem por certo uma origem muito antiga.


O ZOHAR
Ao contrário do Livro da Formação, o texto que revela a segunda etapa da cabala, o Zohar, é muito longo. Seu conteúdo está estruturado principalmente como uma interpretação da Bíblia em geral e dos cinco Livros de Moisés em particular. O Zohar, está escrito em uma linguagem menos enigmática que o anterior, é estruturado de maneiras variadas. 


O POMAR DAS ROMÃS
Representa a terceira etapa da evolução da cabala. Baseado no que é possível um dos mais enigmáticos versos de toda Bíblia: "Tua descendência será um Pomar de Romãs com frutas agradáveis, doces e perfumadas." Este verso forma parte do Cântico dos Cânticos.


DIVULGAÇÃO DA SABEDORIA
A medida que se aproxima a era messiânica se torna crucial que seja ensinado o estudo da cabala. "É uma mitzvá (um mandamento) revelar esta sabedoria". "Com este Livro (o Zohar), sairemos do nosso exílio com misericórdia" ( Zohar III:124b).
Ainda que tenha chegado o momento de que a cabala seja ensinada abertamente, de todas maneiras, certas condições são impostas a aqueles que decidam estudar a dimensão esotérica da Toráh. Por parte dos mestre existe por certo uma mitzvá (mandamento) de revelar os ensinamentos ocultos, mas somente aqueles que sejam dignos de integra-las a suas vidas.


REVELAÇÃO DO OCULTO
É importante mencionar que sempre que falamos de "novos ensinamentos", não estamos dando a entender que alguma "nova" Toráh tenha sido entregue por D-us através de alguém, e sim que alguns indivíduos justos tenham alcançado o mérito de revelar partes ocultas da Toráh e que sempre estavam presentes nela, mas que permaneceram ocultas até esse momento do tempo (por razões que somente D-us conhece, em sua providência para levar a criação e a história a esse estado utópico para o qual o mundo foi criado). Essas almas especiais enviadas desde o céu em certos momentos críticos da história para revelar novas dimensões da Toráh, nunca vão contradizer, por suposição ou anulação de nenhuma das leis ou ensinamentos da Toráh que tenha sido reveladas até esse momento. O propósito desta profecia não é revelar uma "nova" Toráh, e sim melhor preparar a Alma para que possa incorporar a profundidade da revelação dos ensinamentos ocultos da Toráh tal como serão revelados pelo Mashíah.



O CAMINHO E A PROFECIA
A cabala é em realidade a unificação da sabedoria com a profecia e é ela que prepara o povo judeu para o retorno da profecia.


Aguarde próxima semana -
O PODER DA CABALA 
- Segredos do Universo & Princípios da vida
Fonte: O Estudo da Cabala - Maria Diva Ogeda - SRC


Nenhum comentário:

Postar um comentário